Fibra Carbono O Que Voce Deve Saber.

 

A fibra de carbono é muitas vezes vista como o material de sonho do ciclismo – quando bem produzido é leve e rígido, e pode ser moldado em qualquer forma.

As pessoas freqüentemente se referem ao “carbono bom” e ao “carbono ruim” – geralmente como um pré-requisito para dizer que a qualidade do alumínio é melhor do que a última.

A maioria das marcas apresenta títulos de som sofisticados para sua própria construção de carbono – FACT ( Specialized ), OCLV ( Trek ) Advanced Composite ( Giant ) são todos exemplos.

No entanto, a grande maioria da fibra de carbono bruta na verdade vem de apenas seis empresas, e muitas vezes passa a ser usada na indústria aeroespacial. É como o material é manipulado pela marca da bike que influencia a qualidade e a força.

A combinação de sonhos é alta rigidez, baixo peso e a um preço acessível: geralmente pelo menos um dos três tem que ser sacrificado para alcançar grandeza em outros lugares.

Fibra de carbono cru, que deve ser usada para equipamentos esportivos (a fibra de carbono do tipo “Pitch” é usada em outros lugares) é geralmente feita de fibra de poliacrilonitrilo (PAN) que é tratada termicamente para assumir a forma de fibras longas e finas. Quanto maior o tratamento, maior será o carbono – o carbono mais forte requer o uso de menos material que diminui o peso.

Embora as marcas de bicicletas possam usar qualquer descrição que eles gostem, a Associação de Fabricantes de Fibra de Carbono do Japão (JCMA) classifica o carbono do “Módulo Padrão” para o “Módulo Ultra-Alto”. O nível de carbono concedido baseia-se no módulo elástico de tração (rigidez) e na resistência à tração (durabilidade).

Bicicleta de estrada de carbonoO gráfico JCMA que mostra como o carbono é classificado

Isso não quer dizer que o carbono Ultra-High Modulus deve ser usado em todos os lugares. Uma boa estrutura de fibra de carbono usa diferentes graus de carbono em toda a construção – enquanto a rigidez é otimizada em algumas áreas (central  down tube  e center tube), um pouco de flexão em outro lugar (set tube, ) é um recurso.

O carbono cru é misturado com outros ingredientes mágicos para criar um composto. O carbono por si só é muito quebradiço, por isso é misturado com resina epóxi que molda as fibras juntas e torna mais capaz de desviar o impacto.

Uma vez que a resina é adicionada, o material é chamado de carbono pré-preg. As bicicletas da Dassi também experimentaram o uso de Graphene misturado no material para oferecer uma melhor relação peso / força.

Quando se trata de construir um quadro de bicicleta, existem dois métodos populares usados. A maior parte das principais marcas colocará as folhas de fibra de carbono, variando os níveis de espessura dependendo da qualidade exigida.

bicicleta de estrada de carbono

Pinarello F10 bicicletas de estrada de carbono à espera de serem pulverizadas e construídas

As decisões sobre como a distribuição de carbono devem ser distribuídas geralmente são feitas por engenheiros experientes ou com o uso de software de computador. Geralmente é testado no mundo real e refinado até a perfeição. 

Quanto mais investimento o construtor de bicicleta ou marca pode investir, mais sofisticado você pode esperar que o software de computador seja usado.

A direção em que a face de fibras de carbono tem influência também – as fibras unidirecionais (todas voltadas para um lado) oferecem a melhor relação rigidez / peso. Mas eles são frágeis – o carbono tecido é muito mais comum – ele lida com o impacto melhor e é mais fácil de moldar, particularmente em junções complexas.

Muitas vezes, várias seções são criadas e depois vinculadas. É possível vincular tubos individuais, e isso é mais popular entre os construtores de quadros customizados.

Uma vez que o carbono pode ser moldado em formas mais aerodinâmicas, isso também é um fator considerado e testado com mais análises de túnel vento e de computador.


O carbono é praticamente o material número um de escolha quando se trata de construção de quadros mainstream. Isso significa que há uma enorme quantidade de quadros de bicicleta de carbono lá fora e não há ninguém “melhor”.

Embora o material do quadro esteja no centro da bicicleta, existem outros elementos a serem considerados ao escolher um novo quadro – a geometria, a especificação e o valor  sendo pontos-chave.

Boardman Team Carbon

Nós incluímos alguns dos quadros de carbono mais bem conhecidos que ficaram bem em nossas avaliações abaixo. Mas, para obter melhores guias de bicicleta em todos os elementos da bicicleta, confira alguns dos nossos outros guias.

Marcas / tópicos Modelos de revisões e revisões 
Pontos de preço  Bicicletas inferiores a £ 500 ,  sob £ 1000 ,  sob £ 1500 ,  abaixo de £ 2000
Estilos de bicicleta de estrada Bicicletas de estrada Aero ,  bicicletas Endurance estrada ,  bicicletas de estrada das mulheres ,  bicicletas de trajeto ,  bicicletas de passeio , motos Singlespeed ,  bicicletas Pista ,  Tempo bicicletas julgamento 
Estilos de bicicleta fora de estrada Bicicletas de aventura e cascalho ,  bicicletas Cyclocross ,
Outros estilos de bicicleta Bicicletas elétricas ,  bicicletas híbridas

Bicicleta de estrada em carbono em um orçamento baixo: Boardman Team Carbon

‘Boardman Road Team Carbon

Boardman’s Road Team Carbon é uma bicicleta de estrada de carbono de nível de entrada de longa data, com preço de £ 1.000 com um grupo Tiagra .

É construído a partir do que Boardman chama de carbono “C7”, que usa fibras Toray T700. C7 é a escolha de carbono do nível de entrada da Boardman,  “Boardman diz que esse quadro fornece” transferência, conforto e manipulação de energia sem paralelo “e, na maioria das vezes, concordo com essa afirmação (pelo preço) “.

Aero Carbon Road bike: Trek Madone Race Shop Ltd

Outro benefício de optar pelo carbono é que é muito maleável e pode ser moldado em qualquer forma – o que significa que pode ser facilmente otimizado para a aerodinâmica. Quando colocamos as bicicletas de estrada aeroelínicas , usando o teste aero, encontramos  Trek Madone Ltd vinculado com a Specialized Venge. No entanto, o Madone apresenta as marcas IsoSpeed ​​ que faz com que seja um treino muito mais tolerante e confortável.

Para construir o quadro,  Trek usa seu próprio carbono OCLV da Série 700. OCLV significa Optimum Compaction Low Void e refere-se ao processo de colocação de folhas no molde, aplicando a combinação ideal de calor e pressão para comprimi-los e limitando vazios ou lacunas entre as camadas que podem comprometer a resistência e a durabilidade.

Bicicleta de estrada de carbono de resistência: Giant Defy Advanced

bicicleta de estrada de carbono

Giant Defy Advanced 2

Como mencionado em outros lugares, a maioria dos fabricantes de quadros trabalha com carbono de folha. Apenas algumas marcas têm a capacidade de trabalhar com carbono cru e a Giant é uma delas.

Os quadros de carbono Giant usam “fibra de carbono em bruto de alto desempenho”, que é transformada em compósito em sua própria fábrica. A resina utilizada minimiza os vazios, mantendo-se forte e ajuda a absorver o choque da estrada.

O carbono é um material particularmente popular de escolha para bicicletas de resistência porque absorve choques e vibrações da estrada muito mais do que qualquer outro. O modelo Giant Defy – disponível em uma variedade de especificações com níveis variáveis ​​de qualidade do carbono (Advanced Grade SL – Super Light sendo o mais alto) – é de boa resistência com uma geometria descontraída, mas ainda pungente e freios a disco.

Bicicleta de estrada com carbono leve: Cannondale SuperSix Evo

SuperSix Evo Hi-Mod bicicletas de estrada

SuperSix Evo Hi-Mod bicicletas de estrada

O benefício mais flagrante do carbono é que é leve – mas, obviamente, existem graus variados disso. 

Cannondale SuperSix Evo é conhecido por ser uma bike que atinge o equilíbrio com a perfeição. Um modelo de freio a disco , em um tamanho 56, tem um peso de quadro reivindicado de 829g e 360g para o garfo.

Para obter o equilíbrio perfeito, a Cannondale usa o seu próprio carbono “BallisTec”, ajustando o layup para oferecer rigidez quando necessário enquanto usa menos material em outro lugar. Existem também versões Hi-Mod, que utilizam um tecido mais novo de fibras de alta e ultra-módulo para maior rigidez.

bicicleta de estrada de carbono

Bicicleta de carbono super ciência: Bianchi Oltre XR4

Bianchi Oltre XR4

Bianchi é a única marca de bicicleta que usa ‘tecnologia de compensação’. Desenvolvido para as “condições extremas das operações aeroespaciais da NASA”, a tecnologia de compensação envolve uma arquitetura de fibra de carbono única, na qual uma camada de material viscoelástico visível está incorporada em toda a estrutura.

O objetivo disso é criar um passeio mais confortável – Bianchi afirma que a vibração é reduzida em 80%.

O geek do carbono também não envolve o aumento do conforto. O Oltre XR4 é uma máquina de corrida agressiva, com uma construção aero.

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