Os controles anti-doping no Tour de France será novamente realizado pela Agência Antidoping Francesa (AFLD) como parte de um acordo especial com a UCI, os franceses supostamente vão usar um teste de EPO aprimorado para detectar e prevenir o uso de micro-doses de EPO.
De acordo com o jornal francês L’Equipe , o laboratório anti-doping francês Châtenay-Malabry publicou recentemente um relatório sobre os progressos realizados para melhorar a detecção de micro dosagem de EPO.
Após a aprovação da lei francesa específica na França, a AMA regulamentou que o teste noturno também pode ser realizado quando a informação e suspeita específica justificam acordar os atletas no meio da noite.
Houve indicios de que alguns atletas podem tentar usar uma micro dosagem de apenas 500 unidades de EPO tarde da noite, acreditando que o sangue impulsiona a droga e com isso vai ter limpado seu sistema antes de um eventual teste de manhã cedo.
A AFLD espera que tenha fechado essa janela de oportunidades, melhorando o método de teste, mesmo quando os atletas diluir o seu sangue para tentar enganar os resultados dos testes.
O programa anti-doping Tour de France começou há várias semanas com os ciclistas testados durante o treinamento e em corridas.
“Nosso programa de testes em 2016 continua a se concentrar em uma abordagem mais qualitativa do que quantitativa. O programa anti-doping para este ano no Tour de France contém todos os elementos necessários para alcançar todos os nossos objetivos na luta contra o doping e conservar um alto nível de ética neste esporte maravilhoso, disse diretora da UCI “Francesca Rossi, em um comunicado.
“Numa altura em que a eficácia da luta contra o doping é ocasionalmente alvo de controvérsia, é essencial que a cooperação entre a AFLD e o CADF continua para um evento da importância do Tour de France”, disse Bruno de Genevois, o Presidente da AFLD.